Open AI vs Google: revolução dos motores de busca a caminho?

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Aparentemente, o mecanismo de busca do Google vai ter um novo concorrente. Com base nas informações reveladas pelo vazador Jimmy Apples, o novo adversário será a Open AI, criadora do Chat GPT.

Ao que tudo indica, vai haver, inclusive, um evento na próxima semana. Este deverá acontecer no dia 9 de maio, quinta-feira, e poderá vir com o anúncio do novo recurso da Open AI.

Apples sugere que pode haver um grande lançamento em junho

Nas palavras de Jimmy Apples, a empresa está a contratar equipas só de marketing e eventos desde o mês de janeiro. Isso faz prever que, no horizonte, podem estar novidades relevantes acerca do futuro da Open AI.

As sugestões do vazador de informações apontam para um grande lançamento no mês de junho. Talvez por isso, os últimos tempos têm sido de grande azáfama para a OpenAI. “Conto pelo menos mais de 50 novos subdomínios assíncronos desde 24 de abril” - refere Apples (via Analytics India Magazine).

Até em termos de timing, os anúncios da Open AI podem rivalizar com a Google. Recorde-se que está agendado um grande evento da Google para 14 de maio. No Google I/O, espera-se que sejam dadas novidades sobre o futuro da empresa.

A confirmar-se que, de facto, o dia 9 de maio traz novas informações sobre a OpenAI, a empresa criadora do Chat GPT pode causar alguma entropia ao evento da Google.

O motor de busca da Open AI deverá ser alimentado pelo Bing

Open AI Google

Um relatório recente indica que os trabalhos da OpenAI têm sido levados a cabo. Ao que consta, o novo motor de busca da empresa de Sam Altman será, em parte, alimentado pelo Bing. Os rumores fazem sentido, até porque, numa entrevista recente, Altman deixou essa hipótese em aberto.

Num podcast gravado com Lex Fridman, o representante da Open AI referiu que ainda ninguém tinha “decifrado o código da interseção de LLMs com pesquisa”. O próprio acrescentou, ainda, que “adoraria fazer isso”.

No entanto, o objetivo não seria propriamente fazer uma Google 2.0. Antes pelo contrário, Sam Altman estaria à procura de algo manifestamente melhor. Tendo capacidade para criar um mecanismo melhor, o próprio acredita que é obrigação da Open AI fazê-lo.

Com base nas palavras de Altman, o grande fator de motivação é arranjar “uma maneira muito melhor de ajudar as pessoas a encontrar, agir e sintetizar informações”.

Depois da entrevista de Sam Altman e dos rumores de Apples, resta esperar para ver as cenas dos próximos capítulos. Ao que tudo indica, é possível que a Open AI seja mesmo a próxima grande concorrente do motor de busca da Google.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.