Apple tenta resolver problema peculiar do iPhone

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com relatos partilhados nas redes sociais, alguns utilizadores do iPhone estão a experienciar um problema peculiar: o alarme do smartphone não dispara na hora definida.

Os utilizadores não estão propriamente satisfeitos com o descanso extra inesperado e a Apple já garantiu que está a trabalhar para encontrar uma solução.

Origem do problema permanece desconhecida

pessoa a dormir com um smartphone à cabeceira
Apple está já a trabalhar numa solução para o problema de alarme do iPhone Imagem gerada por IA Microsoft Designer

Depois de redes sociais como o TikTok serem inundadas com queixas, a Apple afirmou publicamente de que está ciente do problema do alarme do iPhone, mas infelizmente não deu pistas sobre a razão para o alarme do terminal não disparar.

Também não ficou esclarecido quantos utilizadores estão a ser afetados por esta situação ou se o problema está restrito (ou não) a apenas alguns modelos do smartphone icónico da marca.

Enquanto não chega uma solução oficial, os utilizadores podem tentar alguns truques para despertar o alarme inativo do iPhone. A primeira sugestão é a verificação das configurações do alarme e a certificação de que o volume do sinal despertar está bem alto.

Funcionalidade deteção de atenção apontada como responsável

Na ausência de explicações oficiais da Apple, alguns utilizadores estão a apontar o dedo à funcionalidade deteção de atenção como a causadora da situação.

Tudo porque quando este recurso está ativo no iPhone, o terminal verifica se o utilizador está a prestar atenção ao modelo. No caso de detetar essa atenção, o smartphone faz automaticamente alguns ajustes como, por exemplo, diminuir o volume de som dos alertas, nos quais se incluem os alarmes.

Alguns utilizadores estão a sugerir que o rosto de um utilizador adormecido virado na direção do ecrã do iPhone, pode levar a que o modelo silencie o alarme.

Para já, os utilizadores podem desativar este recurso para aumentar as probabilidades de o alarme funcionar nos dias definidos e às horas solicitadas.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt