Android 15 deverá ter funcionalidade de "Quarentena de Apps"

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

O sistema Android empenha-se em combater contra aplicações prejudiciais ao dispositivo. No entanto, a verdade é que algumas apps de malware ainda vão escapando. Nestes casos, o Google Play Protect atua ao perguntar se o user quer remover a app.

De acordo com a GizChina, o Android 15 vai trazer uma novidade que pode ser ainda melhor. Ao que tudo indica, haverá um recurso de “quarentena de aplicações”. O que quer dizer isto, na prática?

Como refere a mesma fonte, o Android 15 não remove a app, mas isola-a. Ao fazê-lo automaticamente, o sistema operativo dá tempo ao utilizador para pensar se quer apagar a aplicação ou não.

Não se trata de um recurso propriamente novo. Se já usaste o Windows, possivelmente estarás a par do conceito de quarentena de arquivos. Isto acontece, geralmente, ao haver suspeitas de um qualquer software malicioso.

Como deverá atuar uma app em quarentena?

Apps Quarentena Android 15
Imagem Ilustrativa (via Copilot)

Com a implementação deste novo recurso em Android, a necessidade de haver aplicações antivírus é menor. Ainda que o Windows já o fizesse, é expectável que haja diferenças notórias na forma de um e outro sistema operarem.

À luz da informação dada pela GizChina, uma app colocada em quarentena aparece na tela inicial. Ainda assim, esta encontra-se sujeita a um conjunto de restrições que servem para proteger o user.

Entre as ações de restrição, destacam-se, por exemplo: as notificações das apps não serem exibidas, ou a app não poder fazer o dispositivo tocar ou vibrar.

Na prática, isto significa que o comportamento não difere muito de aplicações desativadas. A principal diferença é que as últimas nem no ecrã inicial aparecem.

Quando estará disponível o recurso?

Recorde-se que a primeira vez que o recurso foi introduzido foi em novembro de 2023. Estes sinais apareceram com o lançamento do Android 14 QPR2 Beta 1. No entanto, a Google, posteriormente, apagou a página dedicada a apps em quarentena.

De qualquer forma, a mesma fonte de informação indica que é muito provável que a ferramenta chegue com o Android 15. O problema é que pode não ser logo de raiz, aquando do lançamento inicial.

Antes pelo contrário, não seria uma surpresa que a “quarentena de apps” surgisse em alguma atualização futura. Isto porque, de momento, tudo indica que a fase é de muitos testes e ajustes.

Para o recurso chegar ao público, poderá ser preciso algum tempo adicional para trabalhar nele.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.