Utilizadores do X poderão ter de pagar para fazer tweets e comentar

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Ainda nada é oficial, mas é possível que alguns novos utilizadores do X, antigo Twitter, comecem a ter de pagar para publicar. Na visão de Elon Musk, CEO do X, a mudança é importante para fazer face a problemas de bots.

Sobre o assunto, não se sabem informações muito aprofundadas. Contudo, tal como refere a Forbes, Elon Musk referiu que essa seria “a única maneira de conter o ataque implacável de bots”.

Musk não referiu em nenhum momento quando é que a medida iria entrar em vigor. Para além disso, também não se sabe como funcionaria, na prática. No entanto, o CEO do X alerta que os bots têm a capacidade de passar facilmente nos testes feitos para identificar bots.

Na Nova Zelândia e Filipinas, os utilizadores já pagam anualmente

X Robots Telemovel
Imagem Ilustrativa

Recorde-se que a taxa em questão já não é propriamente uma novidade no mundo. Como refere a Forbes Austrália, na Nova Zelândia e Filipinas, tal já acontece. Faz parte do programa “Not a Bot” e cada user paga uma taxa de 1 dólar por ano para usar a plataforma.

Começou-se a falar sobre esta possível taxa para novos users, pouco depois do X ter começado com uma ação de eliminação de bots. Sobre o assunto, Musk referiu que tudo faria para que “toda a força da lei” recaísse sobre eles (via Forbes).

Posto isto, há uma questão que surge: será que todos os utilizadores do X terão de começar a pagar para usar a plataforma? O enfoque foi sempre colocado nos novos utilizadores, mas não é uma possibilidade que se possa afastar totalmente.

Desde a compra do Twitter, Musk demonstra a vontade de combater os bots

Há pouco tempo, o antigo Twitter implementou recursos premium, que fazem com que o utilizador tenha uma experiência melhor. Para a obter, terá naturalmente de pagar uma subscrição. Entre as várias funcionalidades, a versão premium permite, por exemplo, editar tweets.

Tem-se falado sobre esta questão ultimamente, mas a luta de Musk contra os bots já não é de hoje. De acordo com a Forbes, quando adquiriu o Twitter em 2022, o próprio escreveu pouco depois: “vamos derrotar os bots de spam ou morreremos a tentar”.

Ainda não se sabe ao certo quantos bots é que navegam pelo X. No entanto, algumas pesquisas sugerem que, durante eventos grandiosos, como o Super Bowl, por exemplo, eles tendem a aumentar.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.