Sony Xperia Z3 e Z3 Compact- Tudo o que sabemos até agora

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

Faltam apenas 2 dias para o anúncio do Sony Xperia Z3 e da sua versão compact, veja aqui tudo o que sabemos sobre eles.


Este período, ou ciclo de 6 meses entre flagships é um assunto delicado, facilmente se percebe que irá ferir as susceptibilidades de quem quer ter sempre o mais recente equipamento, estar sempre com o melhor na mão. Por outro lado, só assim se consegue inovar, alcançar cada vez mais e mais rápido.

A tecnologia não pára de se renovar e reinventar, deverão os fabricantes simplesmente ficar parados?

Pessoalmente acho que temos de efectuar uma mudança de mentalidade, repensar as nossas necessidades e valorizar o que já temos em nossa posse. Contra mim falo, pois fiz o upgrade para o Xperia Z2, mas enquanto techblogger tal é a minha obrigação.

Em termos concretos, um Xperia Z2 ainda "só" conta com Android KitKat 4.4.3.

O novo flagship não pretende afundar ou tornar obsoleto o seu predecessor, pretende sim, corrigir eventuais fraquezas do primeiro. Evolução, não Revolução.

Esclarecida a necessidade de um novo flagship a cada 6 meses, vamos ver o que já temos sobre o Sony Xperia Z3 e Z3 Compact:


Display e Design

O Sony Xperia Z3 e Z3 Compact devem manter a filosofia OmniBalance em termos de design, e percebe-se facilmente porquê. Cada fabricante está a tentar individualizar-se e criar uma linha de produtos facilmente identificáveis pelo consumidor. Não é por acaso que o iPhone 4, 4s, 5, 5s tem todos uma aparência e linguagem muito idênticas. São imagens de marca, algo facilmente reconhecível e universal. O OmniBalance traduz-se em dispositivos em que o seu peso e componentes estão bem equilibrados. Sem altos, zonas mais pesadas ou mais leves. Uniforme, homogéneo, funcional.

Em termos de ecrã também duvido que haja alguma melhoria, em relação ao finalmente arrebatador IPS LCD 1080p FHD do Xperia Z2. Várias fontes negam a possibilidade de um ecrã Quad HD (1440 x 2560). O tamanho do ecrã deverá ser 5.15 polegadas.


Com base nos recentes leaks e rumores, é possível adivinhar algumas melhorias em termos de Sony Xperia Z3 e Z3 Compact .

Quanto à versão Android, virá equipado com o KitKat 4.4.4


Processador e afins

De acordo com os rumores, o Sony Xperia Z3 e Z3 Compact deverão partilhar o Qualcomm Snapdragon MSM 8974-AC, a variante mais rápida do Snapdragon 801, com 4 núcleos Krait a 2.5/4 GHz, acompanhados pela Adreno 330 GPU a 578MHz.

Em termos de memória RAM, o Compact irá manter os 2GB. Seria bom que ambos os smartphones partilhassem de 32 GB de memória interna.

A bateria deverá rondar os 3500mAh e será optimizada pelo Stammina Mode.

Temos também, um leak dos resultados de benchmark do Sony Xperia Z3 na aplicação GFX Bench e AnTuTu :

Principais especificações:

  • Processador Snapdragon 801 quad core a 2.3 GHz
  • 3 GB de RAM
  • Adreno 330 GPU
  • Câmara principal de 20 MP
  • Captura de vídeo em FHD e 4k
  • Android 4.4.2
  • 16 GB de memória interna

Xperia Z3 Compact

O Sony Xperia Z3 Compact promete ser o próximo mini flagship da gigante japonesa. Mais fino e arredondado, especificações renovadas com um tamanho ideal para caber no bolso das calças e usar com uma mão.

Estas imagens e uma dica sobre as especificações deixam antever o próximo mini flagship da Sony, pequeno em tamanho mas enorme em performance. Ao contrário das versões amputadas dos flagships, sim o LG G3 mini, entre outras.

*clique nas imagens para ampliar

O Sony Xperia Z3 Compact deverá ter um ecrã de 4.6 polegadas, com uma resolução de 1080p, o que resultará numa grande densidade de pixeis (ppi). Além disso podemos ver que as margens finalmente diminuíram, algo que sempre gerou alguma polémica em relação aos recentes Xperia's.

Deverá ser igualmente mais compacto e mais fino, com as bordas arredondadas. Terá, ao que parece, altifalantes duplos frontais, e acreditem que melhoram muito a experiência e usufruto do smartphone. De resto deverá manter a câmara traseira de 20.7 MP, virá equipado com o processador Qualcomm Snapdragon 801, quad-core a 2.5 GHz, com 3GB de memória RAM. O armazenamento interno deverá ser de 16GB com expansão via microSD.


Dimensões


Câmara(s)

Penso que nesta área iremos ver as maiores melhorias ou inovações mas talvez não no próximo flagship. Apesar da câmara do Xperia Z2 ter um número impressionante de mega-pixeis (20.7) e de este ser um das grandes bandeiras destes flagships, número apenas não significam fotos fantásticas. Sendo completamente errado pensar que uma câmara de 8 Mp é muito inferior a uma de 20,7.

Aliás, o modo automático do Z2 captura fotos em 8Mp, com resultados muito bons e provando que um grande número não significa grande qualidade. Quanto à câmara traseira apostaria no mesmo sensor de 20.7 MP mas com várias melhorias a nível de software e processamento de imagem.

No entanto temos vindo a receber leaks de algo verdadeiramente inovador em termos de lentes, câmaras e ópticas para dispositivos portáteis, um novo sensor que se inspira na natureza do olho humano e adopta uma forma curva, o CMOS. Este design curvo irá reduzir muitas das falhas dos sensores comuns, rectos. E, pelos vistos, a Sony já está pronta para produzir estes sensores de estrutura curva, com uma versão de 1/2.3'' para smartphones e tablets.

Podem contar com umas boas surpresas nesta área, mesmo que não seja na câmara traseira, acho que o Sony Xperia C3- o selfiephone.


Preço e Data de Anúncio

O Sony Xperia Z3 deverá partilhar o preço dos seus antecessores, e rondar os 599-699€ para os países europeus. Na sua variante livre de operador.

Quanto à data de anúncio tudo indica que será em Setembro, na IFA. Irá competir directamente com o Samsung Galaxy F, entre outros.


Notas:

  1. Actualizado em 1-09-2014
  2. Clique nas fotos para ampilar

Deixe-nos o seu Like na página doYoutube .

Aplicação para Android 4Gnews.pt Windows Phone fonte 2 fonte3 via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.