Samsung começa o ano a ganhar à Apple

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A empresa Counterpoint Research acaba de divulgar um relatório sobre o mercado de smartphones durante o primeiro trimestre de 2024 e a Samsung não podia ter recebido melhores notícias.

A gigante sul-coreana ultrapassou a sua rival Apple, ao conseguir um maior número de vendas. Mas, de uma forma geral, o próprio mercado de smartphones está de parabéns ao registar um crescimento de 6% com a venda de 296,9 milhões de unidades.

Série Galaxy S24 e recursos IA dão o primeiro lugar à Samsung

Samsung Galaxy S24
A série Samsung Galaxy S24 está à venda em Portugal por um preço a começar nos 899 € Crédito@InesCostaMonteiro

De acordo com o relatório da Counterpoint Research, a Samsung ocupa agora o primeiro lugar, graças à venda de 59,4 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2024 e que lhe garantiu uma quota de mercado de 20%.

A mesma empresa de consultoria avança que o sucesso da Samsung fica a dever-se a dois fatores. O primeiro é, sem dúvida alguma, o lançamento da série Galaxy S24 e respetivos recursos IA.

Os novos smartphones receberam boas críticas a nível internacional e os recursos baseados em tecnologia de Inteligência Artificial estão a revelar-se bastante populares entre os utilizadores.

A segunda razão foi a estratégia da Samsung de apostar em força no segmento premium do mercado de smartphones. Segundo os dados divulgados, este foco da empresa está a revelar-se bastante lucrativo.

Tanto o sucesso da nova geração Galaxy S24 como a solidificação no mercado dos smartphones dobráveis da Samsung levaram a que a marca registasse um crescimento significativo nos mercados europeu e norte-americano.

Queda da Apple e crescimento da Xiaomi

Ora o sucesso da Samsung traduz-se na queda da Apple para o segundo lugar do ranking da Counterpoint Research. Avança a empresa de consultoria que a empresa de Tim Cook viu as suas remessas a diminuírem em 13%, face ao ano anterior. Agora a Apple detém 17% de quota de mercado.

Por oposição, a Xiaomi tem todas as razões para celebrar. A marca chinesa ocupa o terceiro lugar das mais vendidas e emergiu como aquela que mais cresceu entre os cinco primeiros lugares.

A Xiaomi tem agora uma quota de mercado de 14%, graças à venda de 41,5 milhões de unidades.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt