Primeira nave espacial privada já descolou com destino à Lua

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Ontem de manhã, um foguete Falcon 9 da SapceX descolou rumo à Lua. Esta é a primeira nave espacial privada que vai alunar, perto do polo Sul deste satélite natural da Terra.

Só por si, este é um feito histórico, mas esta é também a primeira nave norte-americana a rumar à Lua, depois de mais de meio século.

Alunagem prevista para o próximo dia 22 de fevereiro

Three Falcon 9 launches in ~23 hours, completing our 13th, 14th, and 15th missions of the year pic.twitter.com/GIkUzBp9MH

— SpaceX (@SpaceX) 16 de fevereiro de 2024

Se tudo correr dentro dos planos, o módulo lunar robótico Odysseus construído pela empresa Intuitive Machines, vai alunar no próximo dia 22 de fevereiro. O foguete Falcon 9 está a seguir, para já em segurança, em direção à órbita lunar, numa viagem que vai demorar cerca de seis dias até chegar ao destino definido.

A NASA está a acompanhar esta missão, com um interesse muito especial. A autoridade norte-americana esteve envolvida no desenvolvimento de todo este projeto para incluir neste transporte o envio de equipamentos científicos para a superfície lunar.

Esta é uma forma de a NASA colocar equipamentos cruciais na Lua, com um orçamento mais modesto que não permite o envio de naves espaciais desta agência para a superfície lunar.

NASA está a preparar o programa Artemis

The IM-1 launch to the Moon successfully lifted off Feb. 15 on @SpaceX’s Falcon 9 rocket. @Int_Machines’ Nova-C lander is expected to reach the lunar surface on Feb. 22: https://t.co/7Y8I2V9QSQ pic.twitter.com/EuOcLaPciV

— NASA (@NASA) 15 de fevereiro de 2024

Esta nave espacial está a revelar-se crucial na preparação do programa Artemis. Recorde-se que este programa tem como objetivo estabelecer uma base tripulada, perto do polo Sul da Lua, até 2030.

Por outras palavras, a NASA quer colocar uma tripulação humana a viver uns tempos nesta região lunar. Tudo porque a autoridade acredita que esta região é rica em água gelada, o que vai permitir a sobrevivência da tripulação.

Para já foram transportados seis equipamentos, entre os quais se incluem sistemas avançados de iluminação, medição e investigação que vão servir para iluminar a zona e estudá-la mais em pormenor.

Mas este módulo transporta também cargas privadas. Entre estas destaque para um conjunto de escultoras de Jeff Koons, assim como um “repositório lunar seguro” que pretende salvaguardar todo o conhecimento humano, caso se dê uma catástrofe na Terra.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt