IA inovadora protege os ciclistas no trânsito: vê como funciona

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

Nova Inteligência Artificial (IA) tem a proposta de proteger e ajudar ciclistas com a prevenção de acidentes. Desenvolvida pela empresa Velo AI, o Copilot (não confundir com a IA da Microsoft) é capaz, por exemplo, de alertar o ciclista sobre a aproximação de carros ou peões.

Qual a diferença entre o Copilot e outros dispositivos de deteção de carros

Copilot bicicleta
Imagem: Divulgação / Velo AI

Embora o mercado já tenha alguns dispositivos para bicicletas capazes de detetar a aproximação de carros, o Copilot chega com uma proposta mais completa. O diferencial está na capacidade de diferenciar entre veículos de tamanhos diferentes, peões e de perceber se a distância à frente permitirá a passagem do ciclista.

Por basear-se em IA e machine learning, e não na tecnologia de radar utilizadas por outros equipamentos, o Copilot pode:

  • Identificar diferentes veículos e pessoas: carros, veículos maiores, bicicletas e peões;
  • Alertar sobre aproximação: a IA pode emitir alertas visuais e de áudio sobre carros que estão a aproximar-se muito ou mais rápido do que deveriam;
  • Visão da estrada: é possível emparelhar um telemóvel para receber notificações visuais e ter uma visão simplificada da estrada atrás do ciclista;
  • Gravar vídeos: o Copilot pode gravar vídeos em 1080p e marcar "ligações fechadas" e "incidentes" no seu telemóvel

Para isso, o Copilot funciona a partir do Raspberry Pi Compute Module 4, que alimenta o sistema central e as luzes, e de um coprocessador Hailo AI, que ajuda nas redes neurais e na visão computacional. Para visão e gravação, o dispositivo traz uma câmara Arducam.

O novo dispositivo tem apenas 330g e oferece uma autonomia de bateria de até 5h. O Copilot pode ser adquirido por US400 no site oficial da Velo AI. O produto chegou a esgotar durante um período de pré-encomenda em dezembro do ano passado.

Velo Ai planeia utilizar dados do Copilot para melhorar segurança no trânsito

copilot bicicleta
Imagem: Divulgação / Velo AI

A Velo AI foi co-fundada por Clark Haynes e Micol Marchetti-Bowick, dois PhDs experientes em robótica, previsão de movimento e trabalho com veículos autónomos do Uber. Com os dispositivos Copilots, a equipa planeia ir além da segurança individual dos ciclistas.

A partir de uma nova parceria com Pittsburgh, a Velo AI está a distribuir Copilots para utilizadores regulares de bicicleta. Os dados agregados serão analisados para averiguar necessidade de atualizações de infraestrutura e possíveis melhorias no trânsito em maior escala.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.