Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

5 melhores máquinas de café automáticas em grão (e com moinho)

André Alves
André Alves
Tempo de leitura: 4 min.

Com a busca por experiências de café mais autênticas, muitos consumidores consideram abandonar as tradicionais máquinas de café em cápsulas em favor de opções mais sustentáveis e saborosas.

Exploramos as vantagens e desvantagens das máquinas de café automáticas e do moinho de café em grão, visando ajudar os consumidores a fazer a transição de forma mais informada. E fazemos também algumas recomendações de compra.

1º. De'Longhi Rivelia: escolha da 4gnews

As máquinas de café automáticas oferecem uma ampla variedade de opções, desde expressos curtos a cafés longos, cappuccinos e lattes. No entanto, algumas máquinas podem ter limitações em termos de personalização, nomeadamente só poderem permitir uma variedade de café.

A máquina de café De'Longhi Rivelia é um bom equipamento de personalização do café. A partir dos seus dois depósitos para grãos, é possível alternar entre variedades de café.

Máquina Delonghi

De'Longhi Rivelia

Dimensões: 43P. x 24,5L x 38,5A cm
Moínho: Metal
Variedade de café: Dois depósitos para grãos de 250g intercambiáveis que permitem alternar entre variedades de grãos de café.

2º. Philips Serie 2200: boa opção a um preço mais acessível

Uma das principais vantagens do café em grão moído no momento é a frescura do café. Isso preserva os óleos essenciais e os sabores naturais do café, proporcionando uma experiência mais rica. Máquinas de cápsulas, embora convenientes, podem não oferecer o mesmo nível de frescura.

Dentro deste quesito do frescor do café, indicamos a máquina Philips Serie 2200. Este equipamento tem um moinho de cerâmica com 12 ajustes de moagem.

Máquina Café Philips Serie 2200

Philips Serie 2200

Dimensões: 37,1P. x 26,6L x 43,3A cm
Componentes incluídos: 1 x Máquina de café, 1 x Tubo de gordura, 1 x Colher de medição, 1 x Tira reativa de dureza da água, 1 x Filtro AquaClean.
Moínho: cerâmica com 12 ajustes de moagem

3º. Philips Serie 5400: excelente escolha "tech"

Máquina Café Philips Série 5000

Philips Serie 5400

Dimensões: 30,2P. x 47,5L x 49,7A cm
Ecrã: Tátil
Personalização: 4 perfis de utilizador

4º. Krups Roma EA810870

Krups Roma EA810870

Krups Roma EA810870

Dimensões: 10,2P. x 14,4L x 12,6A cm
Filtro: Reutilizável

5º. De'Longhi Magnifica S ECAM11.112.B

DeLonghi Magnifica ECAM11

De'Longhi Magnifica S ECAM11.112.B

Dimensões: 35P x 24L x 43A cm
Moínho: Metal com 13 ajustes da moagem
Bypass: Sim, para café pré-moído

Como funcionam as máquinas de automáticas de café

As máquinas automáticas de café têm moinho integrado e automático e funcionam de maneira eficiente para proporcionar uma experiência de café fresco e personalizado. O funcionamento típico envolve:

  1. Moagem Automática

    Ao selecionar as preferências desejadas no painel de controle, como o tamanho da chávena e a intensidade do café, a máquina inicia automaticamente o processo.
    O moinho integrado tritura os grãos de café na quantidade necessária para a preparação da bebida, garantindo frescor e sabor.
  2. Extração Automática

    Após a moagem, a máquina direciona automaticamente o café moído para o filtro.
    A água é aquecida instantaneamente e é forçada através do café moído, resultando em uma extração precisa e personalizada de acordo com as configurações escolhidas.
  3. Controle de Parâmetros

    Algumas máquinas automáticas oferecem controlos adicionais, como ajustes de temperatura, pressão da água e tempo de extração, permitindo que os utilizadores personalizem a bebida de acordo com suas preferências individuais.
  4. Limpeza Automática

    Muitas destas máquinas possuem sistemas automáticos de limpeza, lavagem e descalcificação, simplificando a manutenção e garantindo a qualidade do café ao longo do tempo.

Economia a longo prazo

Ao considerar o custo, é importante analisar não apenas o investimento inicial, mas também os custos contínuos. As cápsulas de café podem ser caras a longo prazo, enquanto o café em grão tende a ser mais acessível. No entanto, temos que considerar o investimento inicial numa máquina automática é mais avultado que o de uma máquina de cápsulas.

É importante fazer os cálculos para determinar em quanto tempo teremos o retorno do investimento numa máquina automática face a uma máquina de cápsulas. Tendo em conta o custo médio no mercado de cápsulas, café em grão, máquina de cápsulas e máquina automática de grão, o retorno do investimento acontece aproximadamente após 1000 cafés. Claro que se estivermos a falar de máquinas topo de gama, esse retorno será mais tardio.

Se não quisermos fazer um investimento inicial tão grande, podemos optar por máquinas de café moído manuais, mas estamos perder os benefícios da máquina automática (praticidade, rapidez e limpeza).

Caso tenhas interesse e queiras conhecer outros tipos de máquinas de café, não percas o nosso guia com as melhores máquinas de café para um expresso perfeito.

André Alves
André Alves
O André juntou-se ao 4gnews em 2018 e tem colaborado como editor. Jornalista de formação, seu interesse por tecnologia sempre esteve presente desde criança.