Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Asus ROG Phone 8 review: gaming e lifestyle de mãos dadas e felizes

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 9 min.

Asus Rog Phone 8 imagem de destaque

Asus ROG Phone 8
★★★★☆4.5Muito Bom

O Asus ROG Phone chegou em janeiro para conquistar o habitual público gamer, mas também os utilizadores direcionados para um uso mais abrangente dos smartphones. Aposta num design diferente, mais sóbrio, mas com a habitual iluminação RGB no painel traseiro que vai fazer as delícias de todos.

Chega também com uma nova “alma” de fotógrafo. A configuração de câmara traseira fornece resultados com boa qualidade e esta é uma aposta ganha pela Asus.

Pelo lado menos animador, tem preço premium e uma política de atualizações software de apenas dois que. Atualmente, num smartphone premium é curto. Não fosse isso…

Prós
  • Desempenho de mestre
  • Ecrã com qualidade para qualquer conteúdo
  • Autonomia excelente
  • Carregamento realmente rápido
  • Boas capacidades para a fotografia
Contras
  • Peso na balança
  • Política de atualizações de software

A série ROG Phone é direcionada para a área gaming, integrando várias funcionalidades especialmente concebidas para os jogadores mais exigentes. O modelo Rog Phone 8, lançado em janeiro deste ano, chega com essa reputação e alguns atributos, mas também com uma nova perspetiva: conquistar utilizadores que privilegiam outras facetas como, por exemplo, o lifestyle.

Durante as duas últimas semanas, testámos o ROG Phone 8 para analisar o seu desempenho nesta sua nova essência que é a utilização diária com foco em funcionalidades não direcionadas para os jogos. Alerta spoiler: é excelente em gaming e uma companhia fantástica na espuma dos dias.

Unboxing

caixa do Asus ROG Phone 8 e acessórios

Desembrulhar o Asus ROG Phone 8 é uma boa experiência pelos acessórios que o modelo traz consigo. Começa logo pelo carregador HyperCharge de 65 watts e respetivo cabo que estão incluídos. Numa altura em que os carregadores começam a desaparecer desta experiência, é sempre uma surpresa boa vê-los no interior da caixa.

O modelo traz também consigo uma capa de proteção rígida transparente que, à primeira vista, parece estar um pouco deslocada, mas que logo se revela crucial pela sua utilidade e funcionalidade.

Recomendo vivamente a utilização desta proteção. O painel traseiro deste modelo é escorregadio e esta proteção consegue que a mão fique “colada”, assim como não o faz deslizar tanto nas superfícies.

Esta proteção foi também especialmente concebida para este modelo, uma vez que tem recortes nos locais precisos para carregamento e para não atrapalhar os fãs de jogos nas suas sessões gaming.

Design reformulado para um look mais sóbrio

painel traseiro iluminado do Asus ROG Phone 8

A Asus reformulou o design e o ROG Phone 8 apresenta-se com um look mais sóbrio e elegante que pode ser apreciado por qualquer utilizador. As linhas direitas, ecrã plano e margens mínimas na sua moldura conferem-lhe um estilo intemporal e moderno.

Sente-se na mão a qualidade robusta da sua construção, assim como o seu peso. Regista 225 gramas na balança. É mais pesado que outros modelos da sua geração e, neste ponto, tem espaço para melhorar. Mas é um peso perfeitamente suportável para duas mãos e quando jogamos bem as utilizamos.

O painel traseiro conta com duas áreas; uma mais pequena lisa e imensamente escorregadia, outra com textura que desliza menos, mas ainda assim requer a utilização da proteção fornecida.

modo X do Asus ROG Phone 8

Com o modo X ativado, o símbolo Republic of Gamers (ou ROG) ganha vida com a iluminação RGB. É um pormenor para gamers e não só. Utilizadores menos dados a jogos vão apreciar o apontamento de luxo e de destaque neste design mais sóbrio.

Confesso que “brinquei” mais do que esperava com este atributo que, apesar de não ter uma funcionalidade concreta para a utilização diária, conquista ao primeiro olhar.

Em resumo, o novo design reformulado é muito bem-vindo e está a piscar o olho a utilizadores não-gaming. Acredito que a Asus pode ser muito bem-sucedida com esta nova estratégia, se a aplicar a modelos ROG Phone futuros.

Bom ecrã faça chuva ou faça sol

ecrã do Asus ROG Phone 8

O ecrã AMOLED do Asus ROG Phone 8 tem 6,78 polegadas e uma resolução de 2400x1080 pixéis. E as características menos impressionantes ficam-se por aqui. Este mesmo painel fornece uma taxa de atualização elevadíssima de 165 Hz e um brilho máximo de 2500 nits.

Na prática, o resultado para os utilizadores é terem um bom ecrã, no qual conseguem visualizar bem os conteúdos “faça chuva” com uma luminosidade mais reduzida, ou “faça sol” sob uma luz mais intensa.

A incrível taxa de atualização de 165 Hz é um miminho para os gamers, mas é igualmente bem-vinda para os restantes utilizadores, especialmente se usarem o terminal para reprodução de conteúdos multimédia. Fluidez e rapidez são as palavras de ordem.

A ajudar à festa estão as margens bastante reduzidas das molduras que aumentam – pelo menos é essa a sensação – a área de visualização no ecrã. A qualidade de imagens é ótima, como se pode ver na foto acima mostrada, e nem o pequeno recorte central para abrigar a câmara frontal, atrapalha.

Este ecrã até pode ter sido desenvolvido com a área gaming em mente, mas é perfeito para uma utilização mais lifestyle e até para aqueles momentos em que temos mesmo de responder a algo do trabalho e executar uma tarefa que exija um bom ecrã.

Mestre no desempenho

ecrã do Asus ROG Phone 8

Como smartphone premium que é, o ROG Phone 8 está equipado com o processador Snapdragon 8 Gen 3. A versão que testámos foi a configuração disponível neste modelo com 12 GB de memória RAM e 256 GB de capacidade no armazenamento interno.

Numa frase: o ROG Phone 8 lida com tudo e da melhor maneira, mostrando-se um mestre no desempenho. É só desafiá-lo com a tarefa mais exigente do dia para este modelo provar que a Asus sabe fazer bons smartphones. Aguenta jogos exigentes com toda a tranquilidade, assim como não pestaneja com a multitarefa.

Não há aqui dúvida: é um modelo de alto desempenho. Recorde-se que o ROG Phone 8 ultrapassou os 2 milhões de pontos na conhecida plataforma AnTuTu, agora imagine-se numa utilização diária menos exigente, as maravilhas de que é capaz.

Mais uma vez, pode ter sido feito a pensar na exigente área gaming, mas ninguém consegue ficar indiferente a um desempenho destes.

Algumas reviews a este smartphone apontam para um certo aquecimento nas tarefas mais exigentes. Eu não senti isso. Nunca me aqueceu as mãos, quanto mais escaldar.

Este é o tipo de desempenho que poderia levar alguns utilizadores a conservarem o ROG Phone 8 por mais tempo, antes de considerarem substituí-lo por um novo modelo. Mas a política de atualizações da Asus que prevê apenas duas grandes atualizações do sistema operativo Android, deitam essas esperanças por terra. E este é um facto que pode pesar na compra deste modelo.

Autonomia invejável e carregamento realmente rápido

carregamento USB na zona inferior do Asus ROG PHone 8

A Asus fez também um bom trabalho no campo da autonomia. A bateria de 5500 mAh integrada aguenta bem um dia inteiro em utilização exigente. E, se não formos muito exigentes, temos telefone para dois a três dias. A eficiência energética tem, por isso, nota máxima.

Tal como já foi referido, na caixa de venda vem incluído o carregador HyperCharge de 65 watts e respetivo cabo. A marca anuncia 39 minutos para um carregamento completo e é esse exatamente o tempo que a bateria leva a chegar aos 100%. Estamos perante um carregamento realmente rápido.

USB lateral do Asus ROG Phone 8

O Asus ROG Phone tem outro pormenor muito interessante e útil. Traz consigo duas portas de carregamento. A habitual na zona inferior e uma entrada extra na lateral direita para que o cabo de carregamento não atrapalhe a sessão gaming.

Sim, notoriamente, é uma característica para este tipo de utilizador. Mas novamente, em outro tipo de utilização também pode dar muito jeito, sobretudo se estivermos a ver um filme ou uma série.

Sim, o Asus ROG Phone 8 tira boas fotos

câmara traseira do Asus ROG Phone 8

Num modelo tipicamente gaming, a Asus fez uma aposta forte no sistema ótico. O ROG Phone 8 traz consigo um sensor primário de 50 megapixéis e estabilização ótica de imagem, um ultra grande angular de 13 megapixéis e ainda um sensor telefoto de 32 megapixéis, estabilização ótica de imagem e zoom ótico de 3x. A tudo isto junta-se uma câmara frontal também com 32 megapixéis.

exemplo de foto noturna do céu
Imagem captada no final de tarde com modo noturno

E esta é uma aposta ganha pela marca. O modelo capta boas fotografias, de dia e de noite, a paisagens urbanas e a gatinhos. E também não se sai nada mal nas selfies.

imagem de foto noturna de um arbusto
Imagem captada à noite em modo noturno

Em modo noturno, não sofre de arrasto de luz e lida bem com aquela pouca luminosidade natural, típica do fim do dia. É igualmente bom a lidar com os desafios da iluminação urbana em noite cerrada, conseguindo entregar resultados com bom detalhe e nitidez.

imagem de paisagem urbana
Imagem captada por sensor primário
paisagem urbana de rua
Imagem captada por sensor ultra grande angular
imagem de um prédio
Imagem captada por sensor telefoto

Os três sensores são bons a captar também durante o dia e com um céu mais nublado do que desejável. Destaque para o desempenho do sensor telefoto que consegue fornecer um excelente nível de nitidez e detalhe.

imagem de um gato
Sensor primário

Capta também muito bem as expressões, como se pode ver nesta foto, com a gata fofinha que, a esta altura já estava saturada de ser modelo. O ROG Phone 8 conseguiu registar para a posteridade, o ar enfadado entre os bigodes com imenso detalhe. É também uma boa escolha para os entusiastas de selfies, sobretudo no modo retrato aqui mostrado.

exemplo de uma selfie
Câmara frontal em modo retrato

Pode não ganhar o ranking da DxOMark como melhor do ano, mas é um smartphone capaz de entregar resultados bastante bons que nos leva a felicitar a Asus por esta nova aposta. Se o ROG Phone 8, como primeira aposta na fotografia é assim, imagine-se o ROG Phone 9 se adotar a mesma estratégia…

Notas finais

O Asus ROG Phone 8 é um smartphone muito bom. Entrega o desempenho premium esperado num modelo de topo e vai um pouco mais além com uma autonomia campeã que, numa utilização menos exigente pode chegar aos dois, três dias.

O ecrã cumpre com o que lhe é exigido, seja qual for o conteúdo exibido. Tem também uma boa nota quando confrontado com uma luz solar mais intensa.

O novo design sóbrio, por sua vez, chega para conquistar utilizadores não-gamers e pode ser bem-sucedido nessa tarefa. As linhas direitas em conjunto com um ecrã plano e com uma moldura tão reduzida, conferem-lhe um charme quase irresistível.

Chega com uma alma renovada de fotógrafo com a configuração de câmara traseira a fornecer resultados com boa qualidade. Seja de noite ou de dia, faça chuva ou faça sol, nitidez, detalhe e cores precisas são garantidas pelos três sensores integrados. A câmara frontal também vai agradar aos entusiastas de selfies.

Não há bela sem senão. Este modelo, ainda que premium, tem dois anos de atualizações de sistema operativo, é um pouco mais pesado do que desejável e pesa igualmente na carteira com um custo de 1149 €.

Ressalva para o facto de ser mais barato que alguns modelos disponíveis no segmento de topo, mas esses mesmos modelos fornecem uma política de atualizações diferente. Não fosse este pormenor maior, que pode pesar no momento da compra, e o Asus ROG Phone 8 tinha as cinco estrelas.

Asus ROG Phone 8

Asus ROG Phone 8

Ecrã: 6,78 polegadas, 165 Hz, 2500 nits

Bateria: 5500 mAh, 65 W

Processador: Snapdragon 8 Gen 3

Câmaras: 50 MP + 13 MP + 32 MP

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt