Apple patenteia tecnologia de ecrã que simula botões físicos

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Com os avanços que a tecnologia tem vindo a sofrer ao longo dos últimos anos, principalmente a nível de dispositivos moveis, os usuários começam a esquecer como é a sensação de ter um dispositivo que apresente teclas físicas em vez dos nossos atuais ecrãs tácteis.

Para resolver este problema a Apple acaba de patentear uma nova tecnologia que apresenta aplicações práticas no mundo dos gadgets mobile.

Esta tecnologia irá fazer com que os nossos tao adorados ecrãs tácteis passem a ter a capacidade de se “dobrarem” de modo a apresentar diversas formas e assim transmitir uma sensação mais agradável ao utilizador na hora de introduzir texto por exemplo.

Apesar de não parecer esta tecnologia não apresenta nada de novo pois outras grandes empresas já se encontram a trabalhar no mesmo, entre elas a gigantesca Microsoft, que está a tentar fazer o mesmo por diversas abordagens, entre elas uma tecnologia que apresenta várias camadas de um material sensível a eletricidade dor debaixo do vidro do display o que faria o vidro dobrar um bocado cada vez que uma tecla é pressionada. Outra abordagem é a tecnologia de electro vibração que altera a voltagem aplicada a superfície de vidro o que faz com que causa alterações na fricção que o vidro aplica nos dedos do utilizador.

Apesar destas empresas se encontrarem a fazer protótipos esta tecnologia não se encontra assim tao distante pois já se encontra disponível hoje pela empresa Tactus cujos detalhes pode encontrar aqui: http://tactustechnology.com/

Podemos concluir que esta tecnologia estará disponível em poucos anos, agora falta saber se a moda pega.

Artigo criado por: Diogo Almeida

Via/ Video: TechCrunch

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.