Android L- O maior update Android de sempre.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Finalmente consegui sintetizar as novidades da Android L é uma das maiores alterações e melhorias de toda a história Android. Sinceramente enquanto estava a ver a emissão em directo foi me difícil alinhar as ideias, mas espero conseguir clarificar o que é, ou o que será este Android 5.0

Nova interface "Material Design"- O Primeiro Impacto.

Desde logo podemos ver que o novo Android terá uma enorme revolução em termos de design, algo que o KitKat deixou antever, simplicidade, interacção, intuição, e acima de tudo, rapidez e fluidez de conteúdos. Este update gráfico chegará ao Android 5.0, obviamente, mas também ao Android Wear, Android TV e Chrome OS.


Ora ora, que temos aqui de novo?? Bem, basicamente foi tudo redesenhado, não houve pormenor que escapasse aos designers da Google, até os botões de navegação. Além disso, esta mudança estará presente em todos os dispositivos Google, sendo visível um voltar às origens, um regresso ao básico, no que toca às formas, quadrados, círculos e triângulos, que além disso estão mais coloridos, com cores sólidas.

Sinceramente....gosto.

Portanto, tudo será mais simples, mais limpo, mais focado no conteúdo, no que realmente importa! Não obstante, a navegação e toda a interacção, será acompanhada de animações, nada demasiado rebuscado. Algo simples, com inspirações orgânicas e muito bem conseguido, na minha opinião e pelo que vi hoje na apresentação.

Ícones, todos eles redesenhados.

"Simples, modernos, amigáveis e até divertidos" Assim os descreveram os designers da Google.


Inspirados em formas geométricas e consistentes, com uma forte noção de simetria presente em todos estes ícones. Arestas arredondadas e cores sóbrias, a Google pretende transmitir uma imagem de consistência em todos os seus produtos.

Melhorias na Funcionalidade

Sejamos sinceros, por muito bonito que seja, o que importa é a funcionalidade, é o trabalho que conseguimos realizar ou aquilo que conseguimos usufruir, neste caso do OS Android. E obviamente, a Google, apresentou umas boas melhorias neste ponto.

Muitos de vocês, eu inclusive, quando abrem o Chrome, Firefox ou IE, dão logo de caras com o motor de busca Google, foi assim que todos nós ficamos a conhecer este gigante, e cada vez mais, a busca e o fantástico motor de busca, são os pontos fortes da Google. Portanto já era de esperar umas melhorias neste aspecto.

Com efeito, a Google, esforçou-se por reformular o conceito de motor de busca, personalizando completamente o Google Search, atribuindo-lhe o dom bem feminino da intuição. É verdade!! Ora, basta começar a escrever algo que o Google dá logo sugestões daquilo que eu queria, daquilo que quero e daquilo que daqui a uns dias vou querer!



Podemos ver na primeira imagem, que no Android L, o menu das aplicações recente está de cara lavada, além do novo design, neste menu podemos ver também os separadores do Chrome, em vários cartões diferentes. Muito prático para folhear entre as aplicações que utilizou recentemente.
Apesar de parece um bocado mais desorganizado do que o menu aplicações recentes actual, acho que está mais intuitivo e facilita a navegação. Algo com bastante potencial.
Outra área que foi reformulada são as notificações. Neste ponto, a Google aumentou a funcionalidade das notificações em alguns aspectos.
Primeiro, as notificações estão muito mais interactivas, como podemos ver na segunda imagem, podemos agora geri-las a partir do ecrã de bloqueio. Sendo possível selecciona-las separadamente, ampliar ou simplesmente descartar cada uma. Logo a partir do ecrã de bloqueio, se der dois toques na notificação, vai logo abrir a respectiva aplicação.
Em segundo lugar, a Google vai introduzir uma dinâmica nas notificações, isto é, eventos e notificações que voçê considere importantes, vão ter a relevância merecida, isto traduzindo-se numa caixa bem maior do que as restantes. Saltando à vista e permitindo um acesso directo, ao que realmente importa!
Importa ainda referir, que o Android L será muito mais consciente do que o rodeia, isto é, apostará na integração entre as várias plataformas que voçê tenha em casa. Televisão, computador, tablet, smartphone, carro, sim carro. Abrangendo todos estes elementos da nossa vida diária, e prometendo uma integração muito interessante.
Obviamente terá melhorias de performance com os processadores a 64-bits, como já dissemos aqui.
Quando pensamos em melhor performance, pensamos também em mais gasto de bateria, e bem sei que ninguém gosta de chegar a meio do dia sem carga....Por isso mesmo a Google apresentou também o Projecto Volta! Prometendo dar-lhe o máximo de desempenho e performance.

Conclusão

Em termos de novidades, melhorias, redefinições, etc. O Android L merece o título de maior upgrade da história Android. Sinceramente gostei bastante do que foi dito, vi imenso potencial, algo que pode mudar para melhor o que pensamos dos nossos smartphones.

Quanto ao nome desta versão Lollipop. Mas a Google ainda nos pode trocar as voltas e escolher um destes, por exemplo:



Deixem as vossas opiniões!

Espero que gostem e, como sempre, partilhem!

fonte

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.