Android 15 vai revolucionar a forma como partilhamos música

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A próxima atualização do Android promete trazer um novo fôlego à forma como ouvimos música e vemos vídeos em conjunto. O Android 15, com a sua função de "partilha de áudio", passa a permitir que múltiplos auscultadores se conectem a um único dispositivo.

O Bluetooth tem evoluído ao longo dos anos, com melhorias significativas na redução da latência e no aumento da qualidade de áudio. Recentemente, assistimos à introdução do Bluetooth LE Audio. O "Auracast", como é conhecido, é uma dessas inovações. Este permite que um transmissor, seja um smartphone, computador, ou outro, partilhe áudio com vários headphones e colunas em simultâneo.

Android 15 (Vanilla Ice Cream, or VIC) Developer Preview 2 is available:- 📦 archive apps to free up storage - 🎥 use phone as webcam in HD- 🎧 better Bluetooth audio sharing- 🛰️ Satellite Messaging - 🐞 usual bug fix#AndroidDev

— Android Developer News (@AndroidDev_News) 24 de março de 2024

Como funciona a partilha de áudio no Android 15

Dentro do menu "dispositivos conectados" nas definições do Android 15, surge agora a opção "partilha de áudio". Por enquanto, os detalhes sobre esta funcionalidade são limitados, mas o conceito é simples e promissor, como revela o 9to5Google.

O conceito é possibilitar que outros ouçam áudio contigo, usando os seus próprios auriculares compatíveis. A função inclui um botão para "partilhar áudio" e a opção de "reproduzir um som de teste" para confirmar a ligação correta dos headphones.

No entanto, as impressões iniciais indicam que esta funcionalidade ainda está em fase de aperfeiçoamento. Isto porque o botão de partilha desativa-se ao sair da página. Mas é algo que seguramente será corrigido até à versão final do Android.

Esta funcionalidade beneficia quem procura uma experiência partilhada ao ouvir música ou assistir a vídeos, mas também promete ser uma ferramenta valiosa para pessoas com dificuldades auditivas ou necessidades de interpretação de línguas. A capacidade de liga múltiplos dispositivos a uma única fonte de áudio sem fios é algo que pessoalmente sem quis ter no smartphone. Além de conveniente, torna o processo mais higiénico.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.