Android 15 promete revolucionar a partilha de áudio

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A mais recente versão de teste do Android 15 revela uma das mais interessantes novidades que este sistema operativo trará. Em causa, uma nova opção para a partilha de áudio com diversos headphones ou semelhantes em simultâneo.

Esta novidade vem reformular a partilha de áudio em dispositivos Android, abrindo caminho para um novo mundo de possibilidades. É, possivelmente, uma das mais significativas mudanças já implementadas no sistema operativo da Google.

Android 15 partilha de áudio

Tal como podes observar na imagem acima, é adicionada uma nova opção nas definições do smartphone. Esta dá pelo nome de "Partilha de áudio" e poderá ser encontrada na secção "Dispositivos ligados".

Conforme se lê na legenda desta opção, ela permitirá que outros possam ouvir media contigo. É importante notar que esta opção só funcionará com dispositivos compatíveis.

Em seguida, encontrarás a opção "Reproduzir som de teste" para aferir se a conexão foi realizada com sucesso. Para isso, o Android emitirá um som breve que será reproduzido em todos os headphones conectados ao teu smartphone.

Abaixo marca ainda presença a opção "Definições de partilha", mas que ainda não apresenta qualquer definição. Isto mostra que a Google ainda não terá concluído o desenvolvimento da sua partilha de áudio e que mais possibilidades poderão ser adicionadas futuramente.

Aliás, tal como reportam várias fontes, esta opção ainda não está totalmente funcional. Observa-se apenas com um novo leque de opções que espelham aquilo que a Google quer alcançar com esta novidade do Android 15.

Esta funcionalidade estará certamente ligada à tecnologia Bluetooth Auracast. Esta possibilita que um transmissor, seja smartphone ou computador, possa transmitir som para diversos headphones ou colunas em simultâneo.

As potenciais aplicações desta novidade são variadas, o que abre a porta a um novo paradigma na partilha de media em grupo. É uma funcionalidade há muito desejada por vários utilizadores.

Ainda não se sabe quando será disponibilizada a versão final e estável do Android 15. Contudo, a julgar pelo historial da Google, tal deverá acontecer em agosto ou setembro.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.