A guerra da Apple contra a sujidade pode passar pelos teclados

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Se utilizas o computador de forma frequente, então certamente saberás que o teclado e o ecrã tendem a sujar-se com o tempo. Posto isto, a Apple tem o objetivo de encontrar uma solução que consiga manter o equipamento limpo.

De acordo com a Apple Insider, especialista em assuntos da Apple, a estratégia poderá passar por uma alteração da estrutura do teclado. A empresa fundada por Steve Jobs criou uma patente chamada “Estrutura de evacuação de partículas Keycap”.

Isto quer dizer que, na ótica da Apple, as contas são simples: teclado limpo = ecrã limpo. Como refere a empresa, os teclados costumam acumular oleosidades, sujidade e outras formas de bactérias.

Para além disso, a marca denota que os computadores são cada vez mais finos. A Apple considera que isso “aumenta a probabilidade de contacto entre as teclas do teclado e o ecrã enquanto o notebook está fechado” (via Apple Insider).

No fundo, isto quer dizer que quando se fecha o computador, a sujidade que os dedos imprimem no teclado acaba por sujar o ecrã. Sobre o assunto, a Apple vai mais longe e refere também que a sujidade pode “arranhar” o próprio ecrã.

A Apple pretende conceber uma superfície polida, capaz de resistir à sujidade

Apple Logo Teclado
Imagem Ilustrativa

Ainda que tenha o problema identificado, a Apple sabe que é difícil acabar com a sujidade nos computadores. Sendo assim, o objetivo é mitigar ao máximo esse problema. Tal poderia ser possível através de uma “superfície polida [que] também seja resistente à acumulação de óleo e sujeira”.

De acordo com a mesma fonte de informação, a Apple também poderia mudar o design das teclas. Assim, torná-las mais convexas ou côncavas podia fazer com que os problemas de limpeza fossem controlados mais facilmente.

Acerca dessa questão, chegou a surgir um projeto com uma proposta concreta. Este defendia "uma área recuada projetada para interagir com o dedo do usuário de maneira ergonómica" (via Apple Insider).

A empresa ainda está a considerar opções, mas a melhoria da higiene dos teclados poderia traduzir-se em menos conforto. Recorde-se que os computadores dos anos 80 tinham teclas convexas e, por vezes, escrever neles podia ser algo complicado.

Ainda não existem timings definidos para a concretização desta medida. Posto isto, resta aguardar por novidades relativas à vontade da Apple em tornar os seus ecrãs e teclados mais higiénicos.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.